-

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comitê Gestor – CR Madeira

clip_image002[1]

clip_image001

clip_image001clip_image001[4]clip_image001[6]clip_image001[8]

Parintintin

Jiahui

Tenharin

Pirahã

Torá

Mura

Apurinã

Mundurukú

Miranha

Matanawí

clip_image001[12]clip_image001[14]clip_image001[16]

Parceiros:

UFAM OPIAM OPIPAM APIJ APITEM APITIPRE

_____________________________________________________

A Coordenação Regional do Madeira realizará nos dias 30 de maio, 01 e 02 de junho de 2011 o Seminário de Criação do Comitê Regional do Madeira. Também conhecido como Comitê Gestor Regional, trata-se de uma assembleia composta por membros da Fundação Nacional do Índio e por lideranças indígenas (preservando sempre a proporção de cinquenta por cento para cada lado). Cada membro desse comitê terá direito a voto.

O comitê gestor será orgão ligado a organização administrativa da FUNAI e terá papel político e decisivo nas ações das coordenações regionais. Os representantes da FUNAI estão ligados aos setores chaves das coordenações. No que diz respeito a CR Madeira, serão os chefes das CTL’s, chefe do Setor de Monitoramento Territorial, chefe do Setor de Etnodesenvolvimento, chefe da Divisão Técnica, Assistente Técnica, chefe da Frente de Proteção Etnoambiental, chefe do Setor de Planejamento e chefe do Setor de Assistência e Promoção dos Direitos Sociais, totalizando onze representantes.

Os representantes indígenas serão decididos em assembleia, que se realizará nesse seminário. A cada aldeia foi permitida um determinado número de delegados para a votação, tendo como critério o número populacional de cada uma delas. A expectativa é que o comitê formado se reuna ordinariamente a cada seis meses, após essa formação uma diretoria será criada, sendo reunida a cada três meses.

O objetivo do Comitê Gestor é efetivar a participação das lideranças indígenas nos processos de decisões das ações de todas as coordenações regionais. Principalmente no que se refere aos planejamentos e programações. As lideranças juntamente com a equipe da FUNAI definirão os pontos críticos a serem trabalhados e as prioridades a serem atingidas. Espera-se que com o funcionamento desse comitê se alcance os objetivos estabelecidos pelo projeto de reestruturação da Fundação.

O Seminário de Criação do Comitê Regional do Madeira ocorrerá no Auditório da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá – AM, das 08 às 12 e das 14 às 18 horas nos três dias. A sociedade, é claro, pode participar desse evento para compreender a importância das decisões participativas.

.

0 comentários: