-

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A FUNAI e os Tenharin

(Entrega das chaves do caminhão para as atividades produtivas dos Tenharin)

Mais uma conquista do Povo Tenharin da região da Transamazônica. A visita do presidente da Fundação Nacional do Índio em setembro de 2010, Márcio Meira, deixou a promessa da entrega de um veículo que desse suporte às atividades produtivas da comunidade, como a castanha, o arroz e a construção e reparação de suas casas.


(Caminhão Ford F-4000)

A promessa foi cumprida e no dia 02 de fevereiro 2011, o Coordenador da C.R. Madeira, Valmir Parintintin, e sua equipe entregaram o caminhão tipo Ford F-4000 para atender a comunidade que está sob jurisdição da Coordenação Técnica Local Transamazônica (C.T.L. Transamazônica).

(Equipe da Coordenação Regional do Madeira)

O veículo atenderá não somente ao povo Tenharin, mas a todas as aldeias sob responsabilidade da C.R. Madeira. No entanto, serão os Tenharin preferencialmente atendidos em suas necessidades. Desta forma, o senhor Zelito Tenharin, chefe da C.T.L Transamazônica assinou um termo de responsabilidade sobre o caminhão.

(Comunidade reunida para a entrega)

A entrega ocorreu na Aldeia Marmelos, no quilômetro 123 da BR 230 – conhecida como Transamazônica – com a presença de lideranças indígenas. Estavam presentes doze dos quatorze representantes das aldeias, além de um representante da Associação dos Povos Indígenas Tenharin (APITEN).

(Coordenador Regional, Valmir Parintintin)

O coordenador da C.R. Madeira definiu as regras de uso do caminhão e argumentou que a assembleia deveria indicar um motorista habilitado para dirigir e zelar pelo veículo. Além disso, a comunidade irá contar com um fornecimento mensal de combustível para a circulação do caminhão no apoio das atividades produtivas.

(Chefe da CTL Transamazônica, Zelito Tenharin)

Em seguida, assinaram os documentos de responsabilidade e compromisso o Coordenador da C.R. Madeira, o chefe da C.T.L Transamazônica, o responsável pelo Setor de Patrimônio, o responsável pelo Setor de Etnodesenvolvimento e o indígena designado pela comunidade para ser o motorista da F-4000.

(Resp. Setor de Patrimônio, Daniel S. Coelho)

Com a entrega do caminhão, a FUNAI espera que as atividades de rotina da comunidade Tenharin da Transamazônica sejam mais eficientes. O apoio da Fundação está baseado em seu projeto de implantação de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável nas aldeias.

(Resp. Setor de Etnodesenvolvimento, Ivã G. Bocchini)

A FUNAI, representada pela C.R. Madeira espera que a entrega desses e outros materiais signifiquem aumento da qualidade de vida dos moradores e os resultados apresentados sirvam para justificar novos projetos para toda a comunidade.

(Motorista Responsável, João Senna)
.

1 comentários:

Carmen Lucia disse...

Acredito que é a 1ª vez na história Indígena que aparece um governo que realmente preocupa com as questões indígena,querendo saber como estão e o que realmente estão precisando para se sentirem brasileiros, para isso, colocou em alguns lugares da hierarquia da FUNAI pessoas que conhecem a realidade deste povo, que lutam a anos por esta causa, que não desanimaram ou desistiram frente as dificuldades e obstáculos, eu me sinto parte desse povo, pois sou brasileira e tenho sangue indígena. Desejo que tudo isso que está acontecendo seja apenas o início de grandes realizações...